Cecred Mobile

Cecred - Cooperativa Central de Credito Urbano Finanças

OBTER - Google Play

Estruturas de Gerenciamento de Riscos e de Capital da Central Ailos

A Cooperativa Central Ailos adota estrutura Centralizada para o Gerenciamento de Riscos e Gerenciamento de Capital para suas Cooperativas Filiadas, nos termos das Resoluções nº 4.557 e nº 4.606 do Conselho Monetário Nacional. Estas estruturas são compatíveis com o volume e complexidade dos produtos e serviços oferecidos pela Cooperativa.

A Cooperativa Central está enquadrada no segmento 4 (S4) e as Cooperativas Filiadas estão enquadradas no segmento 5 (S5) nos termos da Resolução nº 4.553 do Conselho Monetário Nacional, adotando estruturas de gerenciamento de riscos e de gerenciamento de capital, compatível com as exigências destes segmentos.

A estrutura de Gerenciamento de Riscos da Cooperativa Central Ailos, tem como objetivo identificar, mensurar, avaliar, monitorar, reportar, controlar e mitigar os riscos associados ao Sistema Ailos, garantindo o crescimento sustentável, em aderência às normas vigentes, por meio de boas práticas de gestão, nos termos da Resolução nº 4.557 do Conselho Monetário Nacional, sendo os principais riscos:

A Estrutura de Gerenciamento de Riscos das Cooperativas Filiadas adota a metodologia simplificada nos termos da Resolução nº 4.606 do Conselho Monetário Nacional e tem como objetivo identificar, mensurar, avaliar, monitorar, reportar, controlar e mitigar riscos: operacional, socioambiental, crédito e os demais que a instituição esteja exposta de maneira relevante, além do monitoramento dos níveis de capital e liquidez.

Para isso, são definidas e aprovadas pelo Conselho de Administração do Sistema Ailos as Políticas que estabelecem as diretrizes e responsabilidades relativas ao gerenciamento de riscos e de capital, sendo revisadas no mínimo anualmente em decorrência de fatos relevantes e por sugestões encaminhadas pelas Cooperativas Filiadas, conforme abaixo:

O Gerenciamento dos Riscos e do Capital do Sistema Ailos são realizados por áreas independentes das áreas de negócio, garantindo assim a adequada estrutura.

O papel essencial da Cooperativa Central Ailos no gerenciamento de riscos

A Cooperativa Central Ailos conta com estrutura para gerenciamento do capital, gerenciamento dos riscos e é responsável por implantar ações que mitiguem os riscos associados ao negócio, formada por:

As Cooperativas Filiadas ao Sistema Ailos também são responsáveis pelo gerenciamento dos riscos e do capital.

Para isso, compõem a seguinte estrutura:

Gestão do Risco Operacional

O processo de Gerenciamento do Risco Operacional, apoiado pela área de controles internos possibilita a identificação, avaliação, mitigação e monitoramento dos riscos associados a cada Cooperativa Filiada e à Central Ailos.

Gestão do Risco de Mercado e do Risco de Taxa de Juros da Carteira Bancária

Gestão do Risco Liquidez

Gestão de Risco de Crédito

Gestão do Risco Socioambiental

Gerenciamento de Capital

Gestão do Risco de Conformidade

Monitora a exposição ao Risco de Conformidade do Sistema Ailos, em aderência às determinações legais, regulamentares, normativas e procedimentais, tanto externas quanto internas, além de disseminar a cultura e a prática de conformidade.
O Gerenciamento de Riscos do Sistema Ailos foi implementado de forma compatível com a natureza das operações e a complexidade dos produtos e serviços oferecidos, sendo proporcionais ao apetite e à exposição aos riscos estabelecidos.
Por meio de boas práticas e processos definidos, assegura que os procedimentos adotados estejam aderentes às normas vigentes, fortalecendo a governança cooperativa e contribuindo assim para o crescimento sustentável do Sistema Ailos.