Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Como se proteger dos golpes mais comuns neste fim de ano

A gente piscou e 2021 está chegando ao fim. E, com isso, não são apenas as promessas de fim de ano que são intensificadas. Infelizmente, esse período festivo também é marcado pela ação de golpistas, que podem causar uma dor de cabeça imensa e inúmeros prejuízos financeiros. E ninguém quer isso, né?

Para te ajudar a se prevenir e identificar ações suspeitas, preparamos um guia sobre alguns dos principais golpes aplicados no fim de ano – e como se proteger. Eles podem ocorrer via WhatsApp, Instagram ou até mesmo por ligação telefônica. Por isso, é importante estar sempre ligado.

Para baixar o material, basta clicar aqui.

Ou, se preferir, leia o conteúdo na íntegra abaixo:

Alguns dos principais golpes aplicados no fim de ano – e como se proteger deles

Golpista: “Oi, tudo bem? Eu trabalho em uma ONG e estamos arrecadando doações para este fim de ano. Posso contar com você para nos ajudar?”.

Sinal vermelho: Não faça nenhuma doação sem antes procurar pelos canais oficiais da ONG. Dificilmente essas instituições mandam mensagens privadas para arrecadar dinheiro.

Golpista: “Eu falo aqui da cooperativa X. O que acha de quitar aquela dívida com 80% de desconto?”

Sinal vermelho: Desconfie de ofertas tentadoras sem a confirmação de dados. O ideal é entrar em contato diretamente com a sua cooperativa e confirmar se o contato é real.

Golpista: “Já pensou em comprar um pacote de férias de fim de ano por um preço imperdível? Podemos te oferecer 5 diárias gratuitas se fechar conosco agora!”

Sinal vermelho: Pesquise a empresa que está ofertando o serviço antes de fechar qualquer negócio

 

Dicas de segurança

  • Toda instituição financeira, inclusive a cooperativa, possui canais oficiais, como site, Instagram, Facebook, etc. Se informe sobre que canais são estes e siga apenas aqueles que são reais;
  • Não é comum que instituições financeiras ofereçam pacotes de viagens ou façam outros tipos de promoções e concursos. Na dúvida, não clique em link suspeitos;
  • Também não é comum que instituições financeiras solicitem atualização cadastral ou senhas via WhatsApp ou ligação telefônica. Não compartilhe estes dados, ok?
  • É importante manter seu antivírus atualizado no computador e celular. Procure manter seus apps também atualizados e, se puder, ative a confirmação em duas etapas.

Identifiquei o golpe, e agora?

  • O melhor a fazer é não responder. Ignore a mensagem ou, em caso de ligação, desligue imediatamente;
  • Comunique a instituição financeira/empresa;
  • Com a confirmação de que é um golpe, denuncie e bloqueie o número ou perfil.

E se eu cair no golpe?

Procure os canais oficiais da instituição financeira/empresa e relate o acontecimento.

Em caso de golpes mais sofisticados com vírus, malwares, etc., você deverá procurar assistência técnica e verificar seu computador ou aparelho de celular.

Agora que você está por dentro dos principais golpes aplicados nesta temporada, é só relaxar e aproveitar o período de festas!

Se tiver qualquer dúvida, conte com a gente. A cooperativa está sempre à disposição através do SAC 0800 647 2200 e também na sua Conta Online.

Seguimos juntos prezando pelo seu bem-estar e segurança em todas as épocas do ano. 💙

Palavras-chave
Evite Golpes
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.

Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: