Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

4 dicas para descobrir se um site é falso e não cair em golpes!

Não dá pra negar: passamos cada vez mais tempo na internet. A pesquisa TIC Domicílios 2020 aponta que, no Brasil, 81% da população acima de 10 anos de idade está conectada. Além disso, o relatório State of Mobile 2022 revela que nosso país é líder no uso de celular, com mais de 5 horas diárias. Bastante coisa, né?

Não é à toa que aplicativos de comunicação se tornaram os principais canais para aplicar golpes. Estando mais conectados, ficamos mais disponíveis, expostos e vulneráveis à ação de criminosos. Com tanta informação chegando por todos os lados, como saber o que é real e o que é dor de cabeça?

Nossas áreas de Prevenção a Fraudes e Segurança da Informação têm a resposta. Abaixo, ensinamos você a se proteger quando o assunto são links falsos. Confira as dicas:

1 – Verifique se a conexão é segura 

Já reparou que endereços de sites são sempre iniciados por http:// ou https://? A letra “s” faz toda a diferença. Ela garante que ninguém vai conseguir codificar os dados compartilhados, caso a conexão seja interceptada. Ah, e preste atenção ao navegador: sites confiáveis têm o ícone de um cadeado ou palavras como “seguro”, “protegido” e “verificado” na barra de endereços.

2 – Use um verificador de sites  

Vários serviços online e gratuitos analisam se uma página da web é segura ou não. O Google Transparency Report está disponível em português e é um dos mais recomendados para encontrar possíveis falhas de segurança (clique aqui para acessar). Se o site que você está pesquisando não passou no teste do verificador, não compartilhe dados por meio dele.

3 – Busque selos de segurança

McAfee, GeoTrust, Google Trusted Store, PayPal, Truste e Norton são alguns dos certificados conhecidos que podem ser encontrados em páginas seguras. Clique sobre as imagens e veja se o site mostra o detalhamento do serviço de segurança oferecido pelo certificador. Em páginas falsas, esses selos não são clicáveis.

4 – Fique de olho nos sinais

Sites com aparência antiquada, textos com muitos erros de ortografia, linguagem estranha (caso você já conheça a marca ou instituição), anúncios e pop-ups que ficam piscando de forma insistente na tela, alertas de segurança do navegador… Vários sinais revelam que um site é falso ou pode causar danos. Esteja sempre alerta.

Na dúvida, conte conosco 😊

Entre em contato com o seu Posto de Atendimento, mande um e-mail para notifique@ailos.coop.br ou fale com o SAC pelo número 0800 647 2200 e chat da Conta Online.

Juntos, garantimos a sua segurança e bem-estar durante o ano todo.

Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png