Comprometidos com os valores e princípios do Cooperativismo, oportunizamos o desenvolvimento de sua vida pessoal e profissional. É a participação de cada um que resultará em uma comunidade mais próspera, saudável e feliz.
Capacitação é o primeiro passo para o seu crescimento profissional e pessoal de forma sustentável. Desde 2002, o PROGRID, que é oferecido pelo Sistema Ailos, tem levado conhecimento e conscientização às comunidades.
O resultado são participantes com novos conhecimentos e prontos para fazer a diferença.
E faz isso por meio de eventos, cursos, palestras, teatros e encontros de negócios nos seguintes eixos temáticos:
A Viacredi possui uma biblioteca com mais de 3.500 exemplares que estão disponíveis para você, cooperado, que deseja saber mais sobre cooperativismo, economia, finanças, mercado financeiro ou literatura.
Solicite o livro desejado por um dos canais:
WhatsApp: 47 9 9150 5234
E-mail: biblioteca@viacredi.coop.br
Depois é só escolher um de nossos Postos de Atendimento para retirar o livro ou diretamente na Sede Administrativa da Viacredi, localizada na Rua Hermann Hering, 1.125, bairro Bom Retiro, em Blumenau.
O Programa CooperaCriança é realizado no mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. Idealizado pela Confebras (Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito), tem como objetivo proporcionar um dia especial de educação, lazer e cultura às crianças.
A prática da cooperação chega à comunidade escolar com o programa Cooperjovem. Realizado desde 2005 em parceria com o SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), o principal objetivo é capacitar professores e alunos para a prática e valores da cooperação.
FAMÍLIA + ESCOLA = COOPERAÇÃO E SUCESSO
A família, como parte integrante da comunidade escolar, sente a necessidade de estar mais integrada e interagir com a escola.
Aperfeiçoar a integração e interação da comunidade escolar
– Promover atividades que proporcionem a integração da família e escola;
– Instigar a socialização da comunidade escolar com ações lúdicas e pedagógicas;
– Oportunizar integração e interação do corpo docente com a comunidade;
– Proporcionar uma formação semestral com os pais, orientando os desafios da educação no século XXI;
Dar continuidade às ações e replanejar novas, devido aos bons resultados obtidos.
A LEITURA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA
A defasagem da aprendizagem escolar tem se revelado um problema na EEF Encano do Norte, podendo ser superada através do incentivo, instrumentalização e utilização da biblioteca, demais espaços e momentos de leitura.
– Favorecer o hábito e o apreço pela leitura proporcionando momentos e espaços que produzam avanços no processo de ensino aprendizagem e uma consequente melhoria na apropriação coletiva do conhecimento.
– Promover a leitura no ambiente escolar através de uma motivação coletiva que desencadeie a melhoria do processo ensino aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural, entendendo a formação de leitores.
– Sensibilizar a comunidade escolar a ampliar o âmbito da cooperação
– Tornar a biblioteca um ambiente atrativo, aconchegante que estimule seu uso efetivo e contínuo;
– Exercitar o hábito e o apreço pela leitura com momentos diversos e agradáveis em outros ambientes além da biblioteca;
– Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
– Ampliar o acervo bibliográfico para torná-lo mais atrativo e a gosto e interesses individuais dos alunos;
– Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
AÇÕES COLETIVAS CAPAZES DE PRESERVAR O PATRIMÔNIO
Desafio apontado na pesquisa: A ausência de zelo e a depredação do patrimônio público interferem na
qualidade do ambiente escolar, tornando-o esteticamente desmotivador à aprendizagem.
Objetivo geral: Desenvolver junto à comunidade escolar a compreensão do significado e da importância do patrimônio público material e imaterial a fim de reduzir a depredação do mesmo, construindo uma cultura de zelo e a melhoria na qualidade das relações estabelecidas em sociedade, usufruindo dos benefícios e deleites do patrimônio público bem cuidado.
– Sensibilizar os professores da Escola a conhecerem o patrimônio público material e imaterial da escola / cidade / estado / país.
– Promover atividades pedagógicas que proporcionem a construção de conhecimentos necessários ao resgate do patrimônio material e imaterial pelos professores;
– Oportunizar a cooperação entre as gerações por meio de atividades coletivas de resgate da história da UE;
– Sensibilizar a comunidade escolar quanto à importância e benefícios do uso consciente do patrimônio público.
TRÂNSITO DA COOPERAÇÃO: PEQUENAS ATITUDES FAZEM A DIFERENÇA
Diante da análise da pesquisa do PEC (Projeto Educacional Cooperativo) a problemática principal apontada pela comunidade escolar foram as condições precárias de circulação no bairro e principalmente no entorno da escola, bem como a falta de uma convivência harmoniosa e cooperativa no trânsito.
Sensibilizar a comunidade escolar para assumir compromissos que resultem em ações para educação viária com a adoção de práticas responsáveis e conscienciosas, tendo em vista a redução de ameaças e vulnerabilidade das pessoas que circulam nos espaços públicos do entorno da escola.
– Sensibilizar os profissionais da escola para a importância da educação cooperativa para a continuidade do PEC.
– Mobilizar a comunidade escolar para a realização de ações cooperativas para melhorias no trânsito.
Comunidade + Escola = Parceria de Sucesso
A comunidade sente a necessidade de estar mais integrada ao ambiente escolar, tendo em vista alguns aspectos escolares e extraescolares.
Promover a interação entre escola e demais segmentos da comunidade escolar, prática indispensável numa gestão democrática.
– Estimular a prática esportiva como uma atividade cooperativa;
– Promover uma gestão democrática e participativa;
– Buscar parcerias que venham a contribuir em ações solidárias;
– Proporcionar melhorias no ambiente escolar.
ESCOLA E FAMÍLIA – PARCEIRAS PELA EDUCAÇÃO INTEGRAL
A escola está desenvolvendo poucas ações pedagógicas capazes de reunir alunos, pais e professores, o que interfere no processo educativo integral e na interação entre escola e família.
Adotar práticas pedagógicas que estimulem a participação da comunidade escolar e qualifiquem ainda mais o processo educativo
– Apresentar o Projeto Educacional Cooperativo e sensibilizar os diversos segmentos da comunidade escolar, mobilizando para participação neste projeto.
– Promover práticas pedagógicas que possibilitem aos alunos, pais e professores compartilharem do processo educativo.
– Consolidar ações de participação da comunidade escolar, estabelecendo vínculos e significados, qualificando o processo educativo cooperativo.
INDISCIPLINA: O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO?
Uma sociedade indisciplinada gera pessoas indisciplinadas e tais atitudes refletem nas ações de aprendizagem e relacionamento na escola.
Promover reflexões e ações para enfrentar participativa mente as situações que geram indisciplina na escola, contribuindo para a construção de um ambiente cooperativo entre alunos, professores, funcionários e famílias.
– Identificar as situações que desencadeiam a indisciplina no ambiente escolar através de uma investigação desenvolvida com os alunos.
– Sociabilizar os resultados da investigação (rodas de conversas) com a comunidade escolar.
– Mobilizar alunos e professores para a elaboração coletiva do Código de Conduta da escola.
– 2015: reapresentar o PEC aos colaboradores e alunos da escola e os resultados alcançados em 2014 para dar continuidade às ações planejadas para 2015.
COOPERAÇÃO EM NOSSAS MÃOS / TEMA RELAÇÃO INTERPESSOAL E EDUCAÇÃO: As relações interpessoais no ambiente escolar como práticas cooperativas.
Fatores como barulho, agitação das turmas, falta de respeito, o pouco comprometimento e a baixa autoestima da comunidade escolar, interferem no desenvolvimento de uma boa educação.
Como a escola, por meio da cooperação, pode influenciar positivamente na superação de práticas que comprometem a educação de qualidade?
Transformar a escola num lugar democrático e emancipatório, com a participação efetiva da comunidade escolar, melhorando a relação interpessoal e as atitudes, favorecendo a qualidade da educação para alcançar um bom desempenho no processo educativo.
– Planejar ações de formação continuada dentro da escola para compreender e debater a importância da educação cooperativa como facilitadora da aprendizagem significativa.
– Oportunizar o rompimento de condutas individualistas, por meio de ações coletivas que favoreçam experiências mais solidárias durante o processo educacional.
– Empoderar a comunidade escolar realizando ações cooperativas através de práticas sociais baseadas na confiança, no diálogo e na cooperação.
UNIDOS SOMOS MAIS FORTE
Dificuldades de relacionamento geradas por situações de indisciplina, barulho, falta de respeito e diálogo comprometem a aprendizagem dos alunos.
Transformar a escola num ambiente que oportunize a interação democrática por meio da educação cooperativa, fortalecendo o diálogo, o respeito e a cooperação entre a comunidade escolar.
– Promover a formação continuada dos professores e funcionários a respeito da educação pela cooperação fortalecendo as relações interpessoais e a prática cooperativa como forma de trabalho.
– Discutir valor e práticas cooperativas para que aproximem educadores e alunos.
– Criar situações de aproximação da escola com a família para fortalecer a interação e democratizar o uso do espaço escolar.
A Feira de Oportunidades possibilita aos cooperados expositores, de forma gratuita, maior visibilidade do seu negócio. É o momento para o empreendedor local fortalecer sua marca e estar mais próximo de clientes e parceiros.
O evento, de caráter econômico e social, também atua com o propósito de integrar toda a comunidade, com opções de gastronomia solidária, cultura e lazer. Assim, fomenta a intercooperação entre as pessoas, promove a orientação e capacitação empresarial e fortalece a relação entre a Cooperativa, cooperados e a região onde atua.
Para o empreendedor que busca crescer profissionalmente e expandir ainda mais seu negócio, a Cooperativa oferece eventos em diversos segmentos, como:
A Cooperativa sabe da importância de uma equipe qualificada para o sucesso da empresa. Por isso, os colaboradores do cooperado empreendedor que estão com sede de conhecimento e buscam capacitação, podem aproveitar nossos cursos e palestras em diversas áreas, como:
Uma vida financeira saudável é construída com pequenos passos que devem ser dados desde já. Elaboramos uma Cartilha de Educação Financeira com várias recomendações, que se aplicadas no dia a dia, podem contribuir para o seu desenvolvimento pessoal.
O Comitê é um órgão consultivo que tem papel fundamental em facilitar o processo de comunicação entre Cooperativa e os cooperados.
Participam de três a cinco representantes de cada Posto de Atendimento e para aprimorar o relacionamento com a comunidade, o Comitê realiza as seguintes ações:
Você também é dono da Cooperativa. Conheça as oportunidades e benefícios de ser um cooperado e como a sua participação pode fazer a diferença na solidez do negócio.
Para poder usufruir do nosso acervo, preencha a ficha cadastral e o termo de compromisso e entregue nos Postos de Atendimento ou diretamente na Sede Administrativa da Viacredi.
Quer mais informações sobre como utilizar nossa Biblioteca? Acesse o regulamento.