A- A+

PROGRID

 

EAD EVENTOS PROGRAMAÇÃO SUGESTÃO DE TEMAS

 

Informar, conscientizar e capacitar. Estas são algumas das ações que demonstram a preocupação do cooperativismo no constante processo de educação e desenvolvimento econômico e social da comunidade. Essas práticas, que ocorrem há mais de 160 anos, são responsáveis por levar aos cooperados e à comunidade informações relacionadas à cooperação e a conhecimentos e habilidades que possam aprimorar o desempenho pessoal e profissional.
 
Apoiado no 5º princípio cooperativista - Educação, Formação e Informação, e no 7º princípio - Interesse pela Comunidade - o Sistema Cecred criou, no ano de 2002, o PROGRID - Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados. Desenvolvido a partir das sugestões e necessidades dos cooperados, o PROGRID aborda áreas como educação cooperativista, educação financeira, desenvolvimento de competências profissionais, qualidade de vida e responsabilidade social e ambiental. Os eventos são oferecidos para cooperados, familiares, colaboradores, dirigentes e comunidade através de cursos, palestras, teatros e encontros.
 
Dentre os principais objetivos do PROGRID, destacam-se:
 
  • Difundir os valores e princípios cooperativistas junto aos cooperados e à comunidade onde a Cooperativa atua.
  • Promover a integração entre os cooperados e aproximá-los das Cooperativas, visando a uma melhor organização do quadro social.
  • Identificar e preparar novas lideranças junto ao quadro social.
  • Fornecer informações e conhecimentos para que os associados busquem uma melhor qualidade de vida.
  • Proporcionar aos cooperados desenvolvimento pessoal e profissional. 
  • Orientar os cooperados sobre como administrar a vida financeira.
 
Os eventos realizados através do PROGRID utilizam os recursos do FATES – Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social, isentando o cooperado de qualquer participação financeira adicional. O FATES é um fundo destinado à assistência aos cooperados e é regido pela Lei Federal 5.764/71, que determina a reserva de, no mínimo, 5% das sobras líquidas. No Sistema Cecred, as cooperativas destinam 10% das sobras líquidas para o FATES.

 
Programa Cooperjovem
 
O Programa Cooperjovem, idealizado pela OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras ? e desenvolvido no Estado pela OCESC - Organização das Cooperativas do Estado de SC visa o treinamento e a capacitação de professores para o ensino cooperativista e reforço da prática da cooperação na comunidade escolar.

A Viacredi participa do Programa desde 2006. Atualmente são envolvidos no Programa aproximadamente 3.560 pessoas, entre educadores e professores, nas oito escolas participantes:

 
Blumenau 
Escola de Educação Básica Jonas Rosário Coelho Neves 
Escola de Educação Básica Dr. Max Tavares do Amaral

Rodeio
Escola de Ensino Fundamental Senador Francisco Benjamin Gallotti

Gaspar
Escola de Educação Básica Marina Vieira Leal 

Indaial
Escola de Ensino Fundamental Encano do Norte 

Jaraguá do Sul
Escola de Educação Básica Professora Lilia Ayroso Oechsler

Timbó
Escola de Ensino Fundamental Clara Donner

Itajaí
Escola Básica Elizabeth Konder Reis 
2017 - Todos os direitos reservados. - Layout Seven | Desenvolvimento Morphy