É importante esse conhecimento para ter um posicionamento responsável diante da Cooperativa.
As Cooperativas são sociedades de pessoas: as pessoas são a razão de existir do empreendimento. São pessoas que se unem para satisfazer suas necessidades financeiras e constituem a Cooperativa para isso.
São sociedades de capital: a razão de existir está fundamentada no capital. Empresários constituem um banco com o propósito de buscar retorno financeiro (lucro).
Objetivo principal é prestar serviços ao cooperado.
Tem como objetivo gerar lucro, onde os clientes pagam pelo serviço e somente os acionistas recebem os lucros, centralizando a renda.
Nas Cooperativas, o controle é democrático: uma pessoa, um voto. Cada um tem o mesmo direito ao voto, independente do capital. Todos nós controlamos a nossa Cooperativa.
Cada ação equivale a um voto. A decisão está no poder daqueles que possuem o maior número de ações, ou seja, mais dinheiro na instituição.
Nas Cooperativas, o retorno econômico é proporcional às operações, ou seja, quanto mais você usar os produtos e serviços da Cooperativa, maior será o seu retorno.
O lucro é proporcional ao capital e distribuído aos acionistas, conforme o volume de suas ações.
Ser Cooperativa é fazer parte de um movimento que valoriza e acredita que pessoas unidas em torno de um objetivo, têm a força necessária para transformar o mundo.
Saiba mais