A- A+

Princípios e Valores

Princípios

1. Adesão voluntária e livre


As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar seus serviços e assumir responsabilidades como cooperados, sem discriminações sociais, raciais, políticas, religiosas e de sexo.

2. Gestão democrática pelos membros

As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus cooperados, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos como representantes de outros membros, são responsáveis perante estes.

3. Participação econômica dos membros

Os cooperados contribuem equitativamente para o capital de suas cooperativas e o controlam democraticamente. Parte desse capital deve ser propriedade comum da Cooperativa. Os cooperados recebem, habitualmente, uma remuneração pequena sobre seu capital subscrito, como condição de sua adesão.

4. Autonomia e independência

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, geridas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações - incluindo instituições públicas - ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus cooperados e nas quais se mantenha a autonomia das cooperativas.

5. Educação, formação e informação

As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus cooperados, dos representantes eleitos e dos trabalhadores de forma que possam contribuir eficazmente para o desenvolvimento da instituição. Informam ao público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, a natureza e as vantagens da cooperação.

6. Intercooperação

Ativa cooperação entre as cooperativas em plano local, nacional e internacional. Trabalhando em conjunto servem de forma mais eficaz a seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo.

7. Interesse pela comunidade

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades, através de políticas aprovadas pelos membros. Contribuem, concretamente, para tornar a sociedade mais justa e os valores humanos mais respeitados. A boa aceitação no mercado permite que elas façam a diferença na vida social, cultural e econômica das pessoas.


Valores:
 

  • Ajuda Mútua e Responsabilidade
  • Democracia
  • Igualdade
  • Equidade
  • Solidariedade
  • Honestidade
  • Transparência
  • Responsabilidade Social


 

2017 - Todos os direitos reservados. - Layout Seven | Desenvolvimento Morphy