Sobre_cooperativismo_487x120px
A- A+

História

O cooperativismo teve sua origem na Inglaterra por iniciativa de operários da cidade de Rochdale. Prejudicados pelo novo modelo industrial – em que as máquinas inventadas substituíram o trabalho artesanal e algumas atividades - os operários foram levados a se preocuparem com outras formas de garantir o sustento de suas famílias. Discutindo as dificuldades e buscando soluções, eles decidiram pela criação de uma sociedade de consumo, baseada no cooperativismo puro.

Combinaram que cada um economizaria pequenas parcelas de seus rendimentos, mesmo submetendo-se a inúmeras privações, pelo menos durante um ano, para tentarem formar algo que pudesse tirá-los da aflitiva situação em que se encontravam.

Essa reunião, que teve a participação de 27 homens e uma mulher, foi realizada em novembro de 1843 e repetiu-se em 21 de dezembro de 1844, para a fundação de um armazém comunitário, com um capital inicial de 28 libras, representando uma libra que cada um do grupo havia economizado.

Foi lançada então a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Limitada. Ao fim do primeiro ano, já contavam com 74 sócios e um capital de 180 libras. Onze anos depois, a organização tinha 400 sócios. Desde então, o cooperativismo alastrou-se pelo mundo e as normas definidas por aqueles tecelões passaram a nortear as ações das cooperativas em todo o mundo.

 


Edifício da primeira Cooperativa no mundo      Pioneiros de Rochdale

                                                                  

 

Resumo
  • O cooperativismo teve sua origem na Inglaterra.
  • Cada um economizou pequenas parcelas de seus rendimentos.
  • Ao fim do primeiro ano, já contavam com 74 sócios.
2017 - Todos os direitos reservados. - Layout Seven | Desenvolvimento Morphy