A- A+

Histórico

A Viacredi foi fundada em 26 de novembro de 1951 por 21 funcionários da Companhia Hering, liderados pelo Presidente da empresa, Ingo Hering, que não só foi o líder e cooperado número 1, como também ficou na presidência da Cooperativa por 16 anos. O primeiro passo foi dado quando o empresário decidiu conhecer o funcionamento da Cooperativa de Crédito das Indústrias Renner, no Rio Grande do Sul.
Inspirada nos moldes desta Cooperativa nasce a Viacredi, na época, denominada Credihering, constituída sob o modelo Luzzati, com os objetivos de oportunizar opções de poupança e ao mesmo tempo, crédito de forma barata e simples. Havia também uma forte motivação que era a de facilitar aos cooperados a compra de uma casa.

O início do caminho

Inicialmente a Cooperativa teve como área de atuação o município de Blumenau. Na década de 60 ampliou o atendimento, admitindo como cooperados os funcionários que atuavam nas filiais da Companhia Hering, localizadas em cidades vizinhas. A partir de 1980 abriu postos de atendimento nestes municípios. Naquela época, os empréstimos eram para, entre outras finalidades, construir a casa própria, comprar terrenos, máquinas de costura, bicicletas, vacas e mobília. Hoje, os bens almejados pelos cooperados podem ser diferentes, mas a filosofia da Viacredi continua a mesma.

Mais de meio século

Em todos estes anos de atuação a Viacredi passou por várias transformações, sem nunca se distanciar do seu principal objetivo.

Um novo nome

Em outubro de 2001 mais de 7 mil cooperados elegeram, na sua maioria, o nome Viacredi como a nova designação para a Credihering. Junto com o nome, a Cooperativa ganhou um novo símbolo.

Com estas mudanças, a imagem institucional ficou muito mais moderna, acompanhando as ações e estratégias da Cooperativa. Dando seqüência ao processo de mudança, decidiu-se na assembléia geral, realizada em março, a homologação do nome Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí - Viacredi, sendo aprovado pelo Banco Central do Brasil no final de abril de 2002.

Mas, mudar nome e simbologia não significou mudar a forma de atuação. Fiel aos princípios do cooperativismo, a Cooperativa continua mantendo a tradição e a solidez, comprometida com o interesse coletivo dos cooperados e da comunidade.

Esta renovação, pautada na modernidade, representa acima de tudo mais uma conquista de todos os cooperados.
 

Termo de Abertura do Livro de Atas


 
Sócios Fundadores
1 . Ingo Hering
2 . Walter Werner
3 . Bruno Koschel
4 . Max A. Schelling
5 . Heinz Jurgen Hering
6 . Frederico Rosemann
7 . Frederico Frischknecht
8 . Ricardo Fischer
9 . Clodoaldo Machado da Luz
10 . Leopoldo Ferrari
11 . Victor Hering
12 . Felix Hering
13 . Nestor Seara Heusi
14 . Erich Steinbach
15 . Felix Rothbarth
16 . Alex Herbst
17 . Carlos Sebastião Fischer
18 . Hans Lenz
19 . Abran Unger
20 . Horst Volkert
21 . Max Fritzsche

 

Resumo cronológico
1951 - Em 26 de novembro, a Credihering é fundada por 21 funcionários da Companhia Hering.

1960 - Ampliou o atendimento, admitindo como cooperados os funcionários que atuavam nas filiais da Companhia Hering.

1980 - Abriu postos nas cidades com filiais da Cia Hering.

2001 - O nome muda de Credihering para Viacredi.
2017 - Todos os direitos reservados. - Layout Seven | Desenvolvimento Morphy